Nossa missão
Apoiar a sociedade com ações efetivas de controle populacional de animais em situações de abandono e vida livre, em conjunto com atividades terapêuticas e de disseminação de conhecimento de meio ambiente e saúde mental a partir de terapias e interações assistidas por animais resgatados.
Nossa visão
Ser reconhecida como instituição de apoio à causa de animais abandonados, minimizando os impactos do crescimento desordenado com um retorno social de ampliação com trabalhos pioneiros nacionais de aperfeiçoamento em tratamentos assistidos por diversos tipos de animais a custos mais acessíveis para a população.
Nossos valores
Preservação do meio-ambiente, fortalecimento de ações de conscientização sobre a causa animal e saúde mental com transparência, coerência e ética.


Origens
O presidente da ONG, Renan Lemos, iniciou as atividades de resgate de Animais em 2019 e, desde então, vem buscando constante aprimoramento nas técnicas associadas à captura/resgate, castração e devolução (CED) de animais em situações de abandono.
Além do aprimoramento de técnicas de CED, seu interesse pelas questões de meio-ambiente e da causa animal e social, o fizeram refletir sobre a necessidade de desenvolver um trabalho pioneiro que juntasse o resgate de animais e um retorno à sociedade com ações de apoio à saúde mental.
Juntamente com alguns amigos de longa data, com quem já possuía relação de extrema confiança, e que já vinham pensando na possibilidade de empreenderem no terceiro setor pelo retorno social dessa atividade, o grupo se reuniu e passou a buscar alternativas para que o Instituto virasse realidade.
RL resgates na mídia
O trabalho sério, muitas vezes voluntário, motivou múltiplas parcerias e recebeu destaque em diversas mídias no mês de Maio de 2024, ocasião da tragédia com as enchentes no Rio Grande Sul.
A mobilização, em conjunto com parceiros e ONGs voluntárias, resultou no envio de insumos específicos para a população animal e resgate de mais de 60 felinos em situação de vulnerabilidades.
(Algumas das mídias que destacaram o trabalho e parcerias: Folha de São Paulo, Rede TV, TV Cultura, Rede Globo (Programas É de Casa e Jornal Hoje).

Depoimentos
Símbolos
Os Adinkras foram o ponto de partida de criação e significação das simbologias utilizadas pelo Instituto. Originários do povo africano Ashanti (originários das regiões de Gana, Burkina Faso e Togo, na África Ocidental e mundo afora a partir da diáspora africana).
Ao longo do tempo, o uso das formas geométricas estilizadas, as quais incluem aspectos da vida vegetal, do corpo humano, elementos geométricos e abstratos e aspectos astronômicos, passaram a representar provérbios para a comunidade, dentre outras funções.
O Adinkra HENE é símbolo de liderança, carisma e grandiosidade. É considerado como o rei dentre os demais símbolos Adinkras por ter papel importante na concepção dos demais símbolos.


Cores
Os tradicionais significados de cores em logo , normalmente associados com:
- Verde: Saúde, Bem-Estar, Sustentabilidade
- Azul: Confiança, Segurança e Estabilidade
- Lilás: Espiritualidade, intuição e desenvolvimento pessoal
Se já não bastasse que os significados acima tiveram plena sintonia com a Missão, Objetivos e Valores do Instituto Resgatamente, tais cores também são referência em várias campanhas internacionais. O verde, em especial, é um dos símbolos das campanhas de conscientização em saúde mental mundo afora.